Coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
O texto a seguir, apresenta uma crítica política à criação de leis que não são voltadas às reais necessidades da população.
Em 2007, o jornal Propaganda e Marketing (http://propmark.uol.com.br/agencias/19188:agencias-criam-cidade-mais-limpa) , por causa do aniversário de São Paulo (25/01), propôs a diversas agências de publicidade e propaganda, que criassem peças sobre o tema Cidade Limpa. No ano a cidade completou 453 anos e o assunto mais polêmico da época era a retirada de outdoors, uma forma de limpar a cidade que gerou muita discussão, incompreensão e por fim aceitação. Atualmente São Paulo parece não sentir falta dos outdoors, mas a mesma questão permanece, o que é prioridade tirar das ruas? O lixo, a miséria, a propaganda em outodoors?
- COERÊNCIA: possibilidade de sentido, sem necessariamente, haver coesão;
- INTENCIONALIDADE: intenção/mensagem que o escritor/falante deseja passar;
A meta do autor é informar,impressionar,alarmar e criar um pensamento crítico no interlocutor.
- ACEITABILIDADE: expectativa/modo como o leitor/ouvinte recebe o texto;
Isso dependerá da visão de mundo de quem recebe a informação.Para finalidade da propaganda o outdoor foi aceitável.
- SITUACIONALIDADE: elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto
(adequação sociocomunicativa);
É a adequação do texto à situação sociocomunicativa.O autor usa uma linguagem de fácil compreensão,adequado à ocasião dos fatos.
- INFORMATIVIDADE: dentro de um texto, qual o assunto ou ocorrência é esperado/conhecido;
O autor chama atenção aos problemas sociais,onde a preocupação com outdoor é mais importante que o ser humano.
- INTERTEXTUALIDADE: referente aos conhecimentos de outros textos, necessário na utilização do texto usado.
A intertextualidade está ligado ao "conhecimento de mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao interlocutor de textos.
Fica evidente no texto que é mais fácil e conveniente discutir o número de outdoors do que discutir sobre questões sociais,questões que envolvem pessoas em situação de rua.
____________________________
Referências:
http://www.slideshare.net/bloglink0/coesao - acesso em 03/04/2013
http://redutodasletras.blogspot.com.br/2008/06/texto-e-fatores-de-textualidade.html - acesso em 03/04/2013
http://propmark.uol.com.br/agencias/19188:agencias-criam-cidade-mais-limpa - acesso em 03/04/2013
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual.15. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

percebo uma crítica, onde o texto refere-se que tirar os outdoor das rua é de menas importâncias ,o que realmente deveria ser levantado em questões que limpar a cidade vai além ,pessoas que precisa de ajuda,abandonada e sem teto deveriam ser sim beneficiadas,as questões sociais poderiam ser mais argumentadas e procurar amenizar essa questão
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluircomcordo
ExcluirSó uma observação. Não existe "menas"
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou bastante
ResponderExcluirNão adianta querer amenizar a poluição visual para manter uma aparente organização ou limpeza enquanto debaixo dos papelões e tapumes existem vidas humanas desempregadas, passando fome, sem um lar e sem condição de oferecer aos seus filhos uma vida digna com educação, saúde e qualidade de vida.
ResponderExcluir"menas" não!!! Pelo amor de deus! advérbio não flexiona
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirhttp://ttunip.blogspot.com.br/2013/05/fatores-de-textualidade.html
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtemos que ajudar o próximo com mais bravura ; como a nossa bandeira brasileira.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs vezes esquecemos da historia ou desconhecemos nosso passado até chegarmos até aqui e não temos o mesmo cuidado conosco do que com os outros e não aceitamos críticas que podem nós beneficiar ou beneficiar outros com o que temos de melhor em prol de uma sociedade melhor contribuindo com a verdadeira educação em busca de talentos e vocações.
ResponderExcluirAcho que as pessoas deveriam se preocupar mais com o ser humano é menos com as questões sociais
ResponderExcluirToda questão social está diretamente ligada ao ser humano. as pessoas vulnerareis,á margem da sociedade e impedida de exercer sua cidadania.
ExcluirÓtimo texto.
ResponderExcluirE necessário retirar da rua tudo que seja prejudicial,devemos buscar ajuda de assistentes sociais para trabalho na retirada de moradores de rua,dignificando_os.
ResponderExcluirotimo texto
ResponderExcluirConcordo tantas leis para menores que não podem trabalhar nem dentro de casa e os que moram na rua e catam papelão e reciclados será que são invisíveis para os órgãos públicos, acordem eles precisam de ajuda. e os assistente sociais o que estão fazendo para amenizar tudo isso
ResponderExcluirotimo o texto
ResponderExcluirÉ MUITO SÉRIO ESSA QUESTAO DE MORADORES DE RUA ,NAO É BONITO DE SE VER;MÁS COMO É UM PROBLEMA DE POLÍTICA PUBLICA NAO CABE A NÓS TENTAR RESOLVER.UMA VEZ QUE ATÉ ELES;OS MORADORES DE RUA JA NEM SE IMPORTAM.POR OUTRO LADO TEM PESSOAS QUA ATÉ DÃO MUITA IMPORTANCIA,A QUESTAO DA ESTÉTICA.
ResponderExcluir´
É muito sério essa questão sobre moradores de rua, principalmente quando envolve a politica pública fica ainda mais difícil, uma vez que tudo depende de todos.
Cuidar de um lado e outro não? Tem pessoas também que ja até acostumou com a vida nas ruas.
meche com todas as estruturas;
Sustentabilidade ,energia limpa e renovavel , deveriam ser mais constantes em discussões politicas , deveriamos solicitar limpeza dos rios e suas nascentes ,bom , mas a questão da poluição visual também é importante , acredito que o autor gostaria de passar uma mensagem para que olhemos tudo ao redor (moradores de rua , cracolândia ,etc)
ResponderExcluirSe tivermos mais empatia por nossos irmãos de caminhada, com certeza resolveremos muitas coisas.
ResponderExcluirgostei muito
ResponderExcluiracredito na vida e no bom senso, temos que criar dispositivos de informações para gerar trabalho jamais teremos pessoas vagando sem o que fazer, ensinar, voluntariar, mostrar que a vida pode e deve ser melhor.
ResponderExcluir